quarta-feira, 4 de maio de 2011

Super 7


Num dos eventos que antecederam o UFC 129, uma novidade chamou a atenção dos amantes do MMA. Esta novidade se chama Super 7 e nada mais é do que a reunião dos campeões de todas as categorias do evento num bate papo com Joe Rogan. A novidade em solo canadense rolou antes da pesagem do UFC 129. A novidade agradou aos fãs do esporte que deliraram a cada resposta dos campeões.
Conheça um pouco dos atuais campeões de todas as categorias do UFC.

 Peso-Galo (55 a 61 kg)


Dominick Cruz é o primeiro campeão da categoria no UFC. Após a fusão com o extinto WEC, o UFC acoplou a categoria ao evento. Antes disso a categoria mais baixa do evento era a Peso Leve.
Cruz conquistou o cinturão da categoria vencendo o até então invicto Brian Bowles no WEC 47. Dono de um bom boxe, Cruz está 8 lutas sem perder e defende seu cinturão contra Urijah Faber, responsável pela única derrota em sua carreira, no UFC 132, que rola dia 2 de julho.

Peso-Pena (62 a 66 kg) 


O campeão desta categoria é o incrível brasileiro José Aldo. Assim como Dominick Cruz, José Aldo é o primeiro campeão da categoria no UFC.
O brasileiro já defendeu seu cinturão recentemente no UFC 129, na vitória por unanimidade sobre Mark Hominick. O excelente boxe e o alto poder de nocaute de Aldo sempre chamaram a atenção em seu jogo. Treinado por Dedé Pederneiras e faixa preta pela Nova União, o manauara foi premiado com o World MMA Awards de “Lutador do ano em 2010”. Este prêmio é o Oscar do MMA.
A consagração de José Aldo veio no WEC 44, em novembro de 2009, quando nocauteou Mike Brown e se tornou campeão da categoria. Aldo deve colocar seu cinturão em jogo novamente contra Chad Mendes, no UFC 133 ou no UFC Rio.  

Peso-Leve (67 a 70 kg)


Numa das categorias mais disputadas do evento, o atual dono do cinturão dos Leves é Frank Edgar.


Edgar destronou nada mais nada menos que BJ Penn no UFC 112, em Abu Dhabi. Edgar venceu por decisão unânime, porém muitos acharam o resultado injusto. Então o UFC tratou de marcar uma revanche pelo cinturão dos Leves, que rolou no UFC 118. Desta vez Edgar enterrou a polêmica e passou, até certo ponto com facilidade, por BJ Penn. Só que veio o UFC 125 e Edgar enfrentou seu desafeto Gray Maynard, o único a vencê-lo, no 1º dia deste ano. O combate foi um dos melhores do ano até então, mas o empate dado pelos juízes não agradou aos fãs e nova revanche está marcada para o UFC 130, do dia 28 deste mês.

Peso Meio-Médio (71 a 77 kg)


Esta categoria tem nome e se chama George St-Pierre. O canadense está passeando sobre seus adversários há anos e não perde desde 2007.
GSP tem uma história de vida muito bonita. Começou a treinar Karatê para se defender das constantes ofensas e roubos que sofria em seu colégio, o hoje bullying. De família humilde, GSP trabalhou como lixeiro para pagar seus estudos. Sua humildade encanta o mundo do MMA, sendo hoje um dos lutadores mais queridos do meio e um verdadeiro ídolo do Canadá. GSP é um exemplo a ser seguido.
É o único do Super 7 que já conquistou o cinturão de sua categoria por duas vezes. No UFC 65 teve a chance de disputar o cinturão contra a lenda Matt Hughes, num tira-teima da luta que rolou no UFC 50 onde foi derrotado. Mas desta vez GSP levou a melhor e nocauteou o americano sagrando-se campeão da categoria. Só que a alegria durou pouco e GSP perdeu seu cinturão logo na 1º defesa no UFC 69 para Matt Serra, sendo nocauteado. Em abril de 2008, o UFC marcou a revanche entre GSP x Matt Serra pelo cinturão no UFC 83 e, desta vez, GSP atropelou Matt Serra, tornando-se novamente campeão da categoria. De lá pra cá, GSP navega em águas tranqüilas na categoria, o que torna cada vez mais possível um futuro encontro com Anderson Silva.
O mundo do MMA pede por esta luta, mas ainda não há informações seguras de sua realização.

Peso Médio (78 a 84 kg)


O dono do cinturão desta categoria é também o melhor lutador peso por peso do mundo, Anderson “The Spider” Silva.
O brasileiro é sem dúvida o lutador mais conhecido do planeta, e foi por seu jogo único que chegou a este posto. Dono de um muay thai incrível, Anderson Silva também é faixa preta pela Team Nogueira, dos irmãos Minotauro e Minotouro, de quem Anderson é muito amigo. O recorde de vitória seguidas do UFC é dele, com 13 vitórias, se mantendo invicto no evento. Sua última derrota foi em janeiro de 2006, quando foi desclassificado do combate com Yushin Okami por um golpe ilegal. Este confronto gerou enorme revolta em Anderson, pois muitos garantem que teria condições do japonês seguir no combate, mas não o fez, preferindo a vitória por desclassificação do brasileiro. Este combate será revivido agora no UFC e já tem data para acontecer, será no dia 27 de agosto no UFC Rio.
Anderson foi o desafiante do então campeão dos Médios Rich Franklin no UFC 64. Depois de um massacre de joelhadas, o Spider sagrou-se campeão da categoria. Defendendo seu cinturão, Anderson Silva enfrentou os melhores da categoria, como Nate Marquardt, Rich Franklin novamente, Dan Henderson, Chael Sonnen e Vitor Belfort, na histórica “Luta do Século”.
Sem adversários em sua categoria, o UFC deve propor ao lutador que  baixe seu peso e enfrente GSP numa super luta. 

Peso Meio-Pesado (85 a 93 kg)


Jon “Bones” Jones é o atual campeão da categoria. A maior promessa do MMA mundial conquistou o cinturão tratorizando Maurício “Shogun” no UFC 128 e assombrando o mundo do MMA.
Aos 23 anos, Jones é um privilegiado por sua genética. 1,93 cm, pernas e braços compridos e com uma senhora envergadura, Jones é tido como o sucessor de Anderson Silva no esporte. Suas estruturas corporais são bem parecidas e o talento, idem. Jones tem uma derrota em seu cartel para Matt Hamill por golpe ilegal, sendo desclassificado do combate.
Jones se recupera de cirurgia e deve demorar para colocar seu cinturão em jogo.  

Peso Pesado (94 a 120 kg)


Cain Velasquez tem o punch mais forte do UFC, e por isso, é dono do cinturão da categoria.
O americano de ascendência mexicana, sempre se destacou por seu jogo de quedas e seu eficiente trabalho de ground and pound. Mas nas lutas mais importantes de sua carreira, apareceu um Velasquez bem evoluído no seu jogo em pé. Com um boxe afiado e mãos pesadíssimas, Velasquez nocauteou Benn Rothwell, Rodrigo Minotauro e Brock Lesnar, sagrando-se campeão da categoria no UFC 121, ao nocautear de forma incrível Lesnar.
Junior Cigano e Brock Lesnar, que são os técnicos do TUF 13, se enfrentam no UFC 131 em junho deste ano, mais precisamente no dia 11. O vencedor deste combate será o desafiante ao cinturão dos Pesados contra Cain Velasquez. Que seja o brasileiro!

São estes os sete campeões das categorias do UFC. A corrida pelo objeto de cobiça de qualquer lutador continua, e o Super 7 pode mudar a qualquer defesa de cinuturão.

Maiores informações do dia a dia do mundo do MMA em nosso Twitter: @Legiao_MMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário