terça-feira, 31 de maio de 2011

Paixões Mundiais


O futebol é o esporte mais praticado no mundo e seu torneio internacional é o maior evento do planeta. Com seu crescimento imparável, o UFC representa o MMA mundialmente e almeja, um dia, a popularidade do futebol. E essas duas paixões mundiais podem se encontrar, pelo menos no formato de competição.

Que o UFC é muito bem administrado pela Zuffa na gestão de Dana White todo mundo já sabe. O ontem falído  evento de Vale-Tudo hoje se tornou na referência bilionária do MMA. Inúmeras ações livraram o UFC da falência, a criação de regras e categorias, a mudança de nome no esporte, a regularização do MMA nos estados americanos por suas Comissões Atléticas, as vendas de Pay-Per-View, são exemplos de ações que ajudaram os irmãos Fertitta e Dana White a transformarem o evento comprado em 2001 por US$ 2 milhões num evento que tem o valor estimado em mais de US$ 1 bilhão em 2011. Mas a principal ação que reformulou seu público e fez o MMA cair no gosto do povo, principalmente nos EUA, foi o reality show The Ultimate Fighter, ou simplesmente TUF.

E é aí que se juntam duas paixões mundiais, o futebol e o MMA. Tudo isso porque Dana White afirmou logo após o UFC 130 que seu sonho dentro do esporte é a realização de um TUF Internacional, uma verdadeira "Copa do Mundo do MMA".

A disputa seria realizada no formato de GP mas com toda a preparação que o TUF envolve de seus participantes. Ainda não se sabe se os participantes teriam lutadores consagrados como seus técnicos ou seriam treinados por seus atuais técnicos.  Muita coisa ainda tem que acontecer para que Dana White realize seu sonho, mas que ele será realizado em breve ninguém mais duvida. Dana garantiu que este sonho vem deste a primeira edição do TUF mas aflorou após a Copa do Mundo no ano passado, que Dana acompanhou diretamente da África do Sul.

E as novidades não param por aí. O presidente do UFC anunciou ainda que a "Copa do Mundo do MMA" poderá ser transmitida por um canal web, já que é improvável que a Spike TV siga a edição internacional do programa. O sonho de Dana já teria país sede para sua realização, seria as Filipinas, que receberia uma edição do UFC mas a crise financeira atrapalhou os planos do evento. Chuck Liddell realizou um treino aberto no país e foi recebido por cerca de 4.000 fãs. Brandon Vera, que é filho de Filipino, também treinou e levou cerca de 10.000 fãs à sua apresentação. O Canadá corre por fora para mudar o pensamento de Dana White sobre a sede de seu sonho. O Canadá é um mercado real para o UFC, haja vista o sucesso das últimas edições realizadas em solo canadense que levou cerca de 55 mil fãs ao Rogers Center no UFC 129 marcando o maior público da história do UFC.

Infelizmente, o Brasil ainda é um mercado em que o UFC não aposta muito. Porém, o sucesso do UFC Rio fará os irmãos Fertitta e Dana White olharem com mais carinho para este celeiro de campeões, e também, celeiro de fãs do MMA.


Mais informações em nosso Twitter, twitter.com/Legiao_MMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário