domingo, 3 de julho de 2011

UFC 132 - Análise


Confira nossa análise sobre todos os combates da noite do espetacular UFC 132:

Card Principal

Dominick Cruz x Urijah Faber

Dominick Cruz vence Urijah Faber e mantém o cinturão dos Galos
Premiada como a Luta da Noite,  o duelo pelo cinturão dos Galos fez jus ao bônus oferecido pelo UFC. Os americanos entraram no octógono determinados a fazerem grande luta, e fizeram.

Rivalidade a flor da pele, com direito a não baterem as luvas, e clima de revanche no ar. Faber é o responsável pela única derrota no cartel do campeão Dominick Cruz, quando em março de 2007, lutando ainda pelo extinto WEC, Faber encaixou uma bela guilhotina e finalizou Cruz.

Contra a torcida, o campeão Dominick Cruz vem para o duelo
Dentro do octógono, o que não faltou foi movimentação e troca de golpes. Dominick Cruz é dono de um jogo de movimentos de pernas clássico e de entradas constantes em seu adversário. Porém, falta ao campeão contundência em suas ações. No jogo de Urijah Faber, essa contundência sobra. A imortal frase do genial Muhammad Ali, "Flutue como uma borboleta, pique como uma abelha" se aplica à este duelo. Cruz é a borboleta e Faber é a abelha.

E foi assim que o duelo se desenvolveu. Cruz se movimentada bastante e conectava mais golpes, porém Faber era mais contundente em suas investidas. O campeão começou melhor o combate e, com sua movimentação, anulava o jogo de Faber, que não conseguia desenvolver o seu jogo agarrado. A partir do 3° round, Faber passou a encurtar a distância e suas mãos pesadas começaram a aparecer. Mais contundente, Faber equilibrou totalmente o duelo no 4° round. No 5° e decisivo round, Cruz voltou a comandar as ações e pontuou bastante partindo para as quedas. Em nossa contagem, 48 x 47 para Dominick Cruz.

No fim, decisão unânime para Dominick Cruz, que mantém o cinturão dos Galos.

Dominick Cruz conectou mais golpes em Faber
Cruz recebe a faixa azul de BJJ com o belo cinturão 
Cruz e Faber se cumprimentam e demonstram o Fair-Play

Wanderlei Silva x Chris Leben

Chris Leben vence seu ídolo Wanderlei Silva
A volta do nosso Cachorro Louco não foi como queríamos. Longe do octógono por um ano e quatro meses, Wanderlei Silva reencontrou seu Mestre de início de carreira, Rafael Cordeiro na King's MMA, e prometia ser o lutador que encantou o mundo do MMA na época do PRIDE.

Ao som de The Axe Murderer, Wand entra no MGM Arena
Porém, esta esperança durou apenas 27 segundos. Após uma entrada emocionante de Wand no MGM Arena, este tempo foi o necessário para Leben surpreender o brasileiro com um cruzado curto de esquerda, martelar no chão e o árbitro Josh Rosenthal interromper o combate. A lenda Wanderlei Silva era novamente nocauteado.

Após o UFC 132, Dana White concedeu uma entrevista dizendo que a aposentadoria de Wand está próxima. "É provavelmente o fim da estrada para Wanderlei Silva", garantiu o Presidente do UFC. Com a compra do PRIDE pelo UFC, Wanderlei Silva voltou ao octógono em 2007. Foi derrotado por decisão unânime por Chuck Liddell no UFC 79, nocauteou Keith Jardine no UFC 84, foi nocauteado por Quinton Rampage Jackson no 92, foi derrotado por decisão unânime por Rich Franklin no UFC 99, venceu Michael Bisping por decisão unânime no UFC 110 e agora fora nocauteado por Chris Leben. Wand acumula duas vitórias e quatro derrotas em seu retorno ao UFC. Será o fim?

Chris Leben nocauteia Wand em 27 segundos

Dennis Siver x Matt Wiman

Dennis Siver vence e figura entre os Tops dos Leves
O combate definiria qual dos dois lutadores entraria de vez na corrida pelo cinturão dos Leves. Ambos vinham de três vitórias seguidas e tinham tudo para fazerem um bom duelo. E fizeram!

O casca grossa alemão, Dennis Siver, buscou o combate o tempo inteiro no 1° round. Wiman se limitava a tentar derrubar o alemão. Siver encurtou a distância e trabalhou os seus potentes cruzados. Bateu bem e levou o round. No 2°, Wiman mostrou o porque tentara tanto levar o combate pro chão. O americano colocou Siver de costas no chão e trabalhou seu eficiente ground and pound por três minutos, abrindo o rosto do alemão. Round para Wiman e decisão para o último round. Nele, Siver conectou seus golpes e se defendeu bem das insistentes tentativas de quedas de Wiman.

No fim, vitória por decisão unânime de Dennis Siver e revolta de Wiman no octógono e de seus compatriotas nas cadeiras do MGM Arena.

Siver foi mais contundente com seu kickboxing afiado

Tito Ortiz x Ryan Bader

Tito Ortiz comemora sua vitória
O combate pelos Meio-Pesados foi surpreendente. Sem vencer desde 2006, Tito era o azarão no duelo contra o jovem e talentoso Ryan Bader. Mas, favoritismo não entra no octógono.

Apoiado pela torcida, Tito Ortiz entra no MGM Arena
Ryan Bader começou o combate mais ativo, despejando bom chutes baixos e marcando a distância. Porém, Tito Ortiz explodiu para cima de Bader, encurtou a distância e conectou um potente cruzado de direita, levando Bader a knockdown. Já com Bader pelo chão, Tito encaixou uma justa guilhotina, fazendo Bader a dar os três tapas. Fim de papo, bela finalização e Tito Ortiz renasce no UFC.

Guilhotina justa e prêmio de Finalização da Noite para Tito Ortiz
Carlos Condit x Dong Hyun Kim

Carlos Condit segue firme dos Meio-Médios
Combate válido pelos Meio-Médios. O campeão da categoria do extinto WEC e comandado por Greg Jackson, Carlos Condit, tratorizou no 1° round o companheiro de treinos de Yushin Okami.

Dong Hyun conseguiu uma bela queda no início do duelo, mas logo foi surpreendido por uma pela raspagem do americano. Combate de pé, como o americano desejava. Uma boa movimentação de Condit colocou o coreano próximo a grade, e por lá, Condit mostrou que é muito perigoso. Com uma belíssima joelhada voadora, o americano acertou a ponta do queixo de Dong Hyun, levando-o a knockdown. No chão, Condit conectou mais alguns socos e deu fim ao duelo. Nocautaço de Condit e prêmio de Nocaute da Noite assegurado, num evento repleto de nocautes que poderiam garantir este prêmio.

Condit nocauteia o coreano e leva o prêmio de Nocaute da Noite

Card Preliminar

Melvin Guillard x Shane Roller

Melvin Guillard vence Shane Roller
Outro combate que determinou quem continuaria na parte da frente da fila ao cinturão dos Leves. Melvin Guillard não teve piedade de Shane Roller e atropelou seu compatriota ainda no 1° round.

Num ritmo acelerado desde o primeiro segundo do duelo, Guillard entrou determinado a encerrar o combate cedo. Porém, um cruzado de esquerda de Roller, o fez diminuir o ritmo momentaneamente. Confiança restabelecida e Guillard parte para um novo ataque feroz. E nesse, Guillard foi fatal. Cruzadaço de esquerda, joelhada, e marteladas no chão fizeram Guillard nocautear Roller.

Quinta vitória seguida de Melvin Guillard, que entra de vez na disputa ao cinturão dos Leves.

Guillard martela o já nocauteado Roller
George Sotiropoulos x Rafael dos Anjos

Rafael dos Anjos comemora sua vitória
O duelo de dois dos melhores BJJ do MMA atual, prometia se desenrolar pelo chão, mas foi de pé que ele foi decidido. O brasileiro Rafael dos Anjos se recuperou brilhantemente da derrota para Clay Guida e garantiu uma vaga na parte da frente da fila dos Leves.

Em 59 segundos, Rafael dos Anjos conectou um cruzadaço de direita e nocauteou o duro australiano Sotiropoulos. Bela vitória brasileira!

O fatal cruzado de direita do brasileiro 
Rafael dos Anjos agradece ao céu a sua vitória e Sotiropoulos é atendido

Brian Bowles x Takeya Mizugaki

Brian Bowles vence e segue firme nos Galos
O combate determinou Brian Bowles como um Top dos Galos. Bowles é ex campeão da categoria do extinto WEC, perdendo o título para Dominick Cruz, hoje campeão do UFC.

Dentro do octógono, Bowles não teve muitas dificuldades para vencer Mizugaki por decisão unânime. Controlando bem o combate com seu boxe afiado, o americano sobrou e não deu ao japonês a mínima chance de vencer o duelo.

Brad Tavares x Aaron Simpson

Aaron Simpson venceu Brad Tavares
O combate entre os Médios foi o mais morno do evento. Aaron Simpson derrubou, literalmente, a invencibilidade de Brad Tavares.

Tavares começou melhor o combate, soltando sua trocação e levou o 1° round. A partir do 2° round, Simpson encontrou a distância ideal do duelo e soltou seu jogo agarrado. Derrubando e sendo mais contundente, Aaron Simpson venceu o 2° e o 3° round.

No fim, vitória justa por decisão unânime para Aaron Simpson.

Anthony Nijokuani x Andre Winner

Anthony Nijokuani venceu Andre Winner
Bons lutadores e bom combate. O nigeriano Anthony Nijokuani sobrou no duelo contra o inglês Andre Winner e se recuperou nos Leves.

Soberano dentro do octógono, Nijokuani castigou Winner no minuto final do 1° round. O inglês resistiu bravamente demonstrando um queixo muito duro. Nos rounds finais, Nijokuani seguiu mais arrojado e dominando as ações dentro do combate.

No fim, vitória sem surpresa para Anthony Nijokuani por decisãoo unânime.

Donny Walker Jeff Hougland

Jeff Hougland vence Donny Walker
O combate dos estreantes no UFC foi bem movimentado pelos Galos. Vindo de quatro vitórias por finalização em seu cartel, Hougland não repetiu o modo, mas repetiu o mais importante, o resultado.

Hougland tentou finalizar, por duas oportunidades, o combate com guilhotinas, mas sem sucesso. Mostrando um kickboxing competente e sendo muito mais agressivo no duelo, Hougland controlou o duelo nos três rounds.

No fim, vitória justa por decisão unânime para Jeff Hougland.

2 comentários:

  1. VALEU !!!! OBIGADO POR TANTAS INFORMAÇÕES !!!

    AQUELE ABRAÇO .

    ResponderExcluir
  2. Bela matéria.

    Foi um evento com grandes surpresas e nocautes, e achei as vitorias do Cruz e Siver justissimas.

    Tubarão.

    ResponderExcluir