sábado, 2 de julho de 2011

UFC 132 - Análise e Palpites



Com o melhor card do ano, até o momento, o UFC 132 promete fazer o MGM Arena tremer neste sábado (2). Cinturão dos Galos em jogo, a volta do Cachorro Louco e de Tito Ortiz são as principais atrações do show, que acontece em Las Vegas, EUA.

O campeão dos Galos, Dominick Cruz, faz sua estréia no octógono do UFC já colocando seu cinturão em disputa. Cruz encara o também americano e o responsável pela única derrota em seu cartel, Urijah Faber. Este revés de Cruz, aconteceu no extinto WEC, em 2007, quando Cruz desafiou o até então campeão dos Penas, Urijah Faber. Categoria nova e tudo pode acontecer neste duelo.

O Cachorro Louco voltou! A lenda do MMA mundial e orgulho brasileiro, Wanderlei Silva, retorna ao octógono do UFC, muito empolgado, após vencer muito bem por decisão unânime Michael Bisping, em fevereiro do ano passado, pelo UFC 110. Wand encara seu fã, Chris Leben, que vem de derrota para Brian Stann no UFC 125, em janeiro deste ano.

Na descendente em sua carreira, Tito Ortiz encara o campeão do TUF 8, o perigoso Ryan Bader. Ortiz não vence desde 2006, e neste período, entrou no octógono cinco vezes com quatro derrotas e um empate. Sempre encarando lutadores de primeira linha, Tito Ortiz não foge à regra e encara o comandado por Rodrigo Minotauro em seu titulo do TUF 8, que vem de derrota para Jon Jones, Ryan Bader. Aliás, a única derrota em seu cartel. Com Ortiz no octógono, tudo pode acontecer!

Mais dois combates fecham o card principal do UFC 132 e são promessas de grandes lutas também. O bom Carlos Condit tenta sua quarta vitória seguida contra o invicto Kim Dong-hyun. O casca grossa alemão, Denis Siver, busca a chance ao cinturão dos Leves contra o duro Matt Wiman. No card preliminar, três combates que poderiam integrar qualquer card principal. O durrísimo Melvin Guillard encara Shane Roller, que vem de Nocaute da Noite sobre o brasileiro Thiago Tavares, no UFC Live 3. O brasileiro Rafael dos Anjos tem a pedreira australiana pela frente, encara George Sotiropoulos. O ex campeão dos Galos do WEC, Brian Bowles, encara o japonês e também ex WEC, Takeya Mizugaki. 

Conheça o card completo, nossa análise e palpites do UFC 132:

Card Principal

Dominick Cruz x Urijah Faber 
Disputa do Cinturão dos Galos

O bicho vai pegar no Main Event do UFC 132. Dominick Cruz coloca seu cinturão dos Galos em jogo contra Urijah Faber num combate de cinco rounds. Faber é responsável pela única derrota do cartel do campeão Cruz, quando no WEC 25, em março de 2007, Faber encaixou uma bela gulhotina em Cruz. O campeão vem de vitória sobre Scott Jorgensen, ainda pelo extinto WEC, e Urijah Faber, derrotou Eddie Wineland no UFC 128.

Muito tempo se passou e Dominick Cruz evoluiu bastante em seu jogo. Dono de uma boa trocação, maior envergadura e facilidade nas quedas, Cruz estréia no UFC para provar que é o campeão com justiça. Urijah Faber tem no chão a melhor saída para uma nova vitória. Promessa de excelente luta.

Palpite: Dominick Cruz vence por decisão unânime.

Wanderlei Silva x Chris Leben

O Cachorro Louco Voltou! O Co-Main Event do UFC 132 marca o seu retorno, após 16 meses, ao octógono do UFC pelos Médios. Wanderlei Silva encara seu "fã" Chris Leben, que foi nocauteado por Brian Stann no UFC 125, em sua última apresentação. Wand vem de vitória por decisão unânime sobre Michael Bisping, no UFC 110.

Donos de jogos atirados sobre seus adversários, Wand x Leben prometem um lutaço para hoje. Wand voltou a treinar com o Mestre Rafael Cordeiro, que disse recentemente que Wand voltará na pontas dos cascos. Nesta forma, é difícil imaginar Leben vencendo Wand, mas luta é luta. Muito mais técnico, com a a velocidade de seus bons tempos de PRIDE e com gana ao cinturão, Wand tem tudo para vencer novamente pelo UFC.

Palpite: Wanderlei Silva vence por nocaute.

Tito Ortiz x Ryan Bader

O veterano Tito Ortiz encara o perigoso Ryan Bader pelos Meio-Pesados. Ortiz não vence desde 2006 e foi derrotado por Matt Hamill no UFC 121, em sua última apresentação. O campeão do TUF 8, Ryan Bader, perdeu sua invencibilidade sendo finalizado pelo atual campeão da categoria, Jon Jones, no UFC 117.

Tito Ortiz é dono de uma excelente trocação, mas deve-se avaliar a situação em que se encontra, já que vem na descendente da carreira. Ryan Bader é tem em seu eficiente wrestling, o ponto forte de seu jogo. 

Palpite: Ryan Bader vence por decisão unânime.

Carlos Condit x Kim Dong-hyun

Mais dois cascas grossas pisam no octógono do UFC 132. Condit x Dong-hyun se pegam pelos Meio-Médios num combate que promete ser muito bom. Condit é campeão da categoria no extinto WEC e vem de  Nocaute da Noite sobre Dan Hardy, no UFC 120. O faixa preta em judô, Dong-hyun, vem de vitória por decisão unânime sobre Nate Diaz, no UFC 125.

Dentro do octógono, Condit leva vantagem no jogo de pé, mas coreano não fica muito atrás do americano. Jogo agarrado e no chão, Dong-hyun leva vantagem. 

Palpite: Carlos Condit vence por nocaute. 

Denis Siver x Matt Wiman

Fechando o card principal do evento, mais um excepcional combate. Este pelos Leves. O duríssimo alemão, Denis Siver, vem de grande vitória sobre George Sotiropoulos no UFC127, por decisão unânime, e está no bolo esperando por uma chance ao cinturão da categoria. Matt Wiman vem de vitória por decisão unânime sobre Cole Miller, no UFC Fight for the Troops 2. 

Encurtando a distância, Siver é muitíssimo perigoso. Wiman tem mais envergadura e partirá para derrubar o alemão, onde é muito forte com seu wrestling. No chão, Siver desenrola muito bem o seu jogo. O alemão é mais completo.

Palpite: Denis Siver por decisão unânime.

Card Preliminar

Melvin Guillard x Shane Roller

Lutaça! Guillard x Roller se encaram pelos Leves. Guillard é um dos Tops da categoria e vem de um Nocaute da Noite sobre Evan Dunham, no UFC Fight for the Troops 2. Roller também de um Nocaute da Noite, este sobre o brasileiro Thiago Tavares, no UFC Live 3.

Melvin Guillard é mais completo que Shane Roller. Troca muito bem de pé, tem ótimo vigor físico e se defende bem de tentativas de quedas, ponto forte do jogo de Roller. O vencedor entra no bolo pelo cinturão dos Leves.

Palpite: Melvin Guillard vence por nocaute.

George Sotiropoulos x Rafael dos Anjos 

Para dura para o brasileiro Rafael dos Anjos. Os Leves são donos de excelentes BJJ, dois dos melhores do MMA mundial. O australiano vem de derrota para Denis Siver no UFC 127 e o brasileiro foi derrotado por Clay Guida no UFC 117. 

O combate tem tudo para se desenvolver pelo chão. Trocação não é a praia destes lutadores. Ambos anotam apenas um nocaute em seus cartéis. Porém, por cima, Sotiropoulos se aventura mais. Dois faixas preta que podem fazer de tudo pelo chão.

Palpite: George Sotiropoulos vence por decisão unânime.

Brian Bowles x Takeya Mizugaki

Combate pelos Galos. Bowles finalizou muito bem Damancio Page no UFC Live 3 e Mizugaki vem de vitória por decisão dividida sobre Reuben Duran no mesmo evento. 

O duelo promete muita trocação, e de pé, Bowles leva leve vantagem. O americano só foi derrotado por Dominick Cruz em seu cartel.

Palpite: Brian Bowles vence por decisão unânime.

Brad Tavares x Aaron Simpson

Combate válido pelos Médios. Tavares está invicto em seu cartel (7-0) e vem de excelente nocaute sobre Phil Baroni, no UFC 125. Simpson venceu, por decisão unânime, o brasileiro Mário Miranda no UFC Fight Night 24, em seu último combate. 

Os dois tem jogos semelhantes, trocam bem de pé, derrubam com facilidade e trabalham com eficiência o ground and pound. Combate muito equilibrado.

Palpite: Brad Tavares vence por decisão unânime.

Anthony Nijokuani x Andre Winner

Combate válido pelos Leves. O nigeriano Nijokuani vem de uma excelente luta contra o brasileiro Edson Barboza no UFC 128, onde foi derrotado por decisão unânime. O combate levou o bônus de Luta da Noite na ocasião. O inglês e finalista do TUF 8, Winner, foi derrotado em seu último combate, quando foi finalizado por Denis Siver no UFC 122.

Promessa de muita trocação no duelo. O nigeriano tem no Muay Thai o seu ponto forte. Já Winner, aposta suas ficha em seu boxe. O inglês pode levar o combate para o chão, onde leva superior com um BJJ normal.

Palpite: Andre Winner vence por decisão unânime.

Donny Walker x Jeff Hougland

Combate entre americanos e de estreantes no UFC, válido pelos Galos. Walker vem do NAAFS, onde vem de uma boa sequencia de vitórias, sete no total. Hougland vem do ROTR, onde venceu seus últimos quatro desafios por finalização.

Estreantes e que devem mostrar muito trabalho no maior evento de MMA do planeta. Hougland é oriundo do kickboxing e desenrola bem pelo chão. Walker é adepto do Muay Thai e se vira pelo chão.

Palpite: Jeff Hougland vence por finalização.


OBS: O Canal Combate transmite o card principal e os dois últimos combates do card preliminar, ao vivo, às 21h. Pelo Facebook oficial do UFC (facebook.com/UFC), será transmitido os dois primeiros combates do card preliminar às 19h. Em nosso Twitter (twitter.com/Legiao_MMA), você acompanha todos os combates em tempo real também às 19h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário